
2023 está só começando, mas a urgência por vender mais é eminente. O mês de dezembro e o fim de ano, em geral, é um bom período de vendas para o comércio, mas nem tanto para serviços. Independente de qual é sua área de atuação, vender mais sempre é um dos principais (ou o principal) objetivo de qualquer empresa, não é mesmo?
Por isso, separamos aqui 7 dicas para você vender mais em 2023. Não só no começo do ano, mas em todo o período. Confira em nosso texto de hoje.
1) Faça uma revisão geral da empresa
Sim, o começo do ano é um ótimo período para definir metas pessoais, mas já pensou em fazer isso também para a sua empresa? Antes de sair desesperadamente querendo vender mais, planeje o que pretende para esse ano.
Quais são os objetivos? Quais pequenas ações tomar para caminhar em direção aos objetivos? Quanto será investido em publicidade? Qual o balanço de 2022 e quais as projeções para 2023? O que dá para ser cortado e o que precisa ser implementado?
É muito importante rever o ano que passou para planejar o futuro. Olhar para o histórico de dados anteriores é não desperdiçar informações pré-existentes e importantes. Por exemplo: você precisará adequar seus preços ou reajustar valores? Muita gente não se atenta a isso, mas só nesse ponto você já consegue um aumento de renda sem necessariamente vender mais.
2) Planeje datas especiais e comemorativas para vender mais
Após fazer a revisão do que passou, vamos olhar para frente: tenha um calendário em mãos e planeje vendas específicas para datas comemorativas e especiais. Crie campanhas e até produtos específicos para essas datas. E já planeje a divulgação com antecedência suficiente para vender mais.
Você também pode criar sua própria data comemorativa, já pensou nisso? Aproveite o aniversário da sua empresa para oferecer descontos e ofertas exclusivas, por exemplo. Essa também é uma ótima forma de fidelizar clientes, que já ficarão atentos quando essa data se aproximar.
3) Invista em Marketing Digital
É inegável que hoje a maior ferramenta de buscas por produtos e serviços é a internet, seja sua empresa virtual ou não. Por isso, chega a ser meio óbvio, mas investir em Marketing Digital é um dos pontos primordiais para vender mais.
Você pode fazer essas ações por conta própria, mas o Marketing Digital pode ser bem complexo e, se não for feito corretamente, pode demorar mais do que o previsto para dar retorno. O que acontece na maioria das vezes é que as pessoas desistem antes de começar a, de fato, vender mais.
Por isso, o mais recomendado é que você contrate uma empresa especializada em Marketing Digital, assim seu investimento, tempo e trabalho não serão perdidos.
4) Foque nos clientes que você já tem
É muito mais fácil fidelizar um cliente ou vender um produto a alguém que já faz parte da sua carteira do que conseguir novos clientes. O investimento se torna muito maior, mais trabalhoso e demorado nesta segunda opção.
Por isso, pensar em novos produtos ou até mesmo fazer uma pesquisa com seus clientes para saber quais são as necessidades deles é uma ideia interessante (e bem menos trabalhosa).
Ofereça novos planos, opções, lançamentos. Repense seus produtos para quem já compra de você primeiro, o caminho pode ser bem mais curto. Claro, não esqueça dos novos clientes também, mas atenção especial a quem já está com você.
5) Esteja no Mobile
Existem muitos estudos que apontam a preferência esmagadora da população pelo uso do mobile em vez do desktop. Um deles é o Panorama de Geração de Leads 2021, realizado pela Leadster, que analisou 63 milhões de acessos a 1001 sites brasileiros. Esse estudo aponta que 56,48% dos visitantes vieram através do mobile, contra 42,69% do desktop. E outros estudos apontam uma diferença ainda maior.
Portanto, novamente, tanto faz se você possui uma loja on-line ou física, seja para o seu site, para anúncios ou nas redes sociais, priorize sempre a visualização e apresentação via mobile, pois a maior parte das pessoas vai te achar através desse tipo de aparelho.
Facilite a venda e a visualização para seu cliente final, verificando se não há pop-ups atrapalhando a visualização ou algum banner parceiro. Sempre teste a visualização e operação nas duas versões, pois, para vender mais, é importante que seu cliente tenha acesso fácil ao produto ou serviço.
6) Tenha uma Loja On-line Fácil
Aqui na SPBrasil nós oferecemos uma solução especial completa para você, sem dor de cabeça! É a Loja On-line Fácil, que funciona da seguinte forma: nós criamos e montamos toda a sua loja (com a sua aprovação e acompanhamento), cuidamos da operação no dia a dia e você só recebe o dinheiro e envia os produtos. Simples assim!
Você participa de todo o processo de criação, nos indicando o que é necessário ter em sua loja, produtos e serviços. Nós montamos tudo para você e, após sua aprovação, a loja já começa a operar. Teremos uma pessoa dedicada à sua loja, tanto para treinar sua equipe sobre o que fazer quando ocorrer uma venda, como para te dar todo o apoio às dúvidas.
Interessante, né? Para saber mais, fale com a gente pelo WhatsApp clicando aqui.
7) Acompanhe os resultados
Conseguiu vender mais? Ótimo! Observe no que você acertou: qual foi a abordagem utilizada, qual diferencial esse cliente viu na sua empresa perante a concorrência, em que fase do processo você ganhou esse cliente? Ou até mesmo, observe se você vende mais para pessoas que já são seus clientes ou para novos clientes.
Se você faz o Marketing Digital ou tem uma empresa que faça para você, é importante acompanhar as métricas de resultado. Existem várias ferramentas para se medir isso e é importante fazer esse trabalho pós-venda.
E, claro, fazer isso quanto ao seu cliente também. Pedir feedback ou até um depoimento ajuda não só você, internamente, a determinar o sucesso da venda como pode influenciar outras pessoas a comprarem, no caso de depoimento, por exemplo.
Essas são apenas algumas dicas de como vender mais, porém existem inúmeras ferramentas que podem te ajudar nesse processo. Sabe de mais alguma? Conte aqui pra gente nos comentários!