
Que a tecnologia está presente em tudo, nós já estamos cansados de saber, e não seria diferente nas Eleições 2022. A tecnologia ajuda em todo o processo eleitoral, desde a divulgação dos candidatos, passando por mais recursos de pesquisa para os eleitores, até a apuração dos votos.
Muito tem-se falado sobre a segurança nas Eleições 2022. Claro que sempre há prós e contras em tudo o que é analisado, mas com os recursos tecnológicos é possível ter muito mais opções de averiguação e segurança no processo eleitoral.
E, para entender um pouco melhor esse processo, trouxemos, no artigo de hoje, informações sobre os avanços tecnológicos nas eleições 2022 (e anteriores). Vamos conferir?
Base tecnológica para Eleições 2022
Apesar de o assunto estar em discussão para as Eleições 2022, não é de hoje que a tecnologia vem sendo utilizada no processo eleitoral. Ainda em 1996, as primeiras urnas eletrônicas foram utilizadas, em fase de testes, colocando o Brasil como pioneiro no uso de tecnologia de ponta nas eleições. Isso revolucionou e agilizou tanto o processo de voto, como o de apuração.
Foi ainda no ano 2000, ou seja, há 22 anos que as urnas eletrônicas foram instituídas em todo o território nacional. Lembrando que países considerados pioneiros em desenvolvimento de tecnologia, como os Estados Unidos, ainda, até hoje, mantêm seu processo de eleições em cédulas de papel.
Tornar o processo eleitoral eletrônico permite que tanto os votos, quanto as urnas sejam auditáveis. Alguns exemplos disso são a possibilidade de recontagem dos votos através do Registro Digital do Voto (RDV) e comparação de dados com o Boletim de Urna (BU), que é impresso logo após a finalização da Eleições 2022 em todo o país.
Quer saber como funciona o caminho do voto, desde que ele sai da sua cabeça até chegar à apuração final? Confira na cartilha Sistema Eletrônico de Votação e de Apuração – Segurança da Informação e Fiscalização pela Sociedade, elaborada pela Coordenadoria de Gestão de Informação e Comissão de Enfretamento à Desinformação do TRE-RS.
Como a tecnologia é aplicada nas Eleições 2022
De tantas formas que ficaria impossível explicar só nesse texto! Porém, podemos resumir os pontos mais importantes:
Sistema eletrônico de votação: como já dissemos anteriormente, o sistema de voto eletrônico tornou o processo de votação brasileiro uma referência mundial no que diz respeito à segurança dos dados e à liberdade do exercício democrático. A urna eletrônica totaliza já 12 eleições bem-sucedidas, sem vestígios ou comprovação de fraude, agilizando, modernizando e garantindo a segurança do processo cada vez mais, com o avanço da tecnologia utilizada.
Biometria: a verificação biométrica é utilizada no processo eleitoral desde 2008, tornando, novamente, o processo ainda mais seguro. Após conferência dos documentos do eleitor, a utilização da urna só é liberada mediante identificação biométrica. Além disso, a biometria garante que a mesma pessoa possua apenas um título eleitoral.
Barreiras de segurança e criptografia: as barreiras de segurança são compostas por mais de 30 camadas de segurança que protegem o sistema da urna eletrônica de tentativas de invasão ou adulteração de dados. Já a criptografia serve para codificar os dados das urnas (como votos e biometria), que só podem ser acessados após serem decodificados, tornando o acesso aos dados restrito apenas ao TSE.
Como dito anteriormente, existem diversas formas de utilização da tecnologia nas Eleições 2022. Para saber as mais importantes e específicas, acesse o Glossário de TI (Tecnologia da Informação) elaborado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Vantagens do uso da tecnologia no processo eleitoral
São incontáveis as vantagens do uso da tecnologia nas Eleições 2022, mas uma das principais é a agilidade na apuração dos votos. Geralmente, os resultados são conhecidos e conferidos no mesmo dia das eleições. Quem é da época do voto em cédulas de papel lembra quanto tempo levava para os resultados serem divulgados, além disso, com pouquíssima possibilidade de auditoria.
Outra grande vantagem é a possibilidade de muito mais cidadãos poderem votar. Com os sistemas de dados do eleitorado funcionando em bases online é possível, por exemplo, o voto em trânsito. Os eleitores que não estiverem em seu domicílio eleitoral têm a possibilidade de votar, no 1º e 2º turnos para alguns cargos em qualquer capital do país ou município com mais de 100.000 eleitores, mediante cadastro prévio em qualquer cartório eleitoral.
Outra enorme vantagem, que muitas vezes não lembramos, por estar já bastante enraizada em nosso cotidiano, é o uso da tecnologia para divulgação dos próprios candidatos. Mais uma vez, quem é “das antigas” se lembra que, para conhecer os candidatos, ou era pela televisão ou pelos panfletos. E as ruas ficavam imundas de papeizinhos por todos os lados… mesmo assim, era impossível ter acesso a todas as informações necessárias. O tempo disponível para propaganda política na TV era irrisório.
Hoje, podemos acompanhar os candidatos em suas próprias redes sociais, ver suas propostas de governo em site ou aplicativos e ainda utilizar a tecnologia para verificar fatos e dados.
Isso sem falar na economia e no meio ambiente!
Aplicativos e perfis que podem ajudar nas Eleições 2022
Como dito acima, alguns aplicativos, sites e perfis de redes sociais podem ajudar no processo de decisão de escolha dos candidatos nas Eleições 2022 (e em todas as outras!).
Queremos enfatizar a importância de escolher os candidatos e candidatas de forma consciente e clara, por isso, separamos aqui algumas dicas que podem ajudar. Lembrando também que todas as dicas estão isentas de ideologia ou partido político. São ferramentas tecnológicas no processo decisório para as Eleições 2022. Confira:
Aplicativo e-Título: o mais básico e importante de todos, o aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral Brasileira, permite que você acesse diversos serviços eleitorais, como Título de Eleitor, inscrição para mesário voluntário, local de votação, entre outras funções.
Aplicativo Resultados: também desenvolvido pela Justiça Eleitoral Brasileira permite que você acompanhe, em tempo real, os resultados das eleições através de número de votos, urnas apuradas, porcentagens e gráficos.
Aplicativo Politize!: desenvolvido pela ONG Politize (vale a pena acessar o site também!), reúne informações ricas e imparciais sobre educação política e eleições no Brasil.
Site Transparência Brasil: com a missão de promover a transparência e o controle social do poder público, o site apresenta dados e informações diversas, como dados de remuneração, licitações e contratos públicos, entre outros.
Site Urna Eletrônica – Justiça Eleitoral: neste site são apresentados dados e detalhes de como o equipamento garante a segurança no processo eleitoral. Se você ainda tem dúvidas se a urna eletrônica é confiável, esse é o lugar para pesquisar! Além disso, traz um simulador de votação, uma página especial sobre fatos ou boatos, além do glossário eleitoral.
Site Match Eleitoral: ferramenta criada pela Folha de São Paulo, utiliza uma série de perguntas com temas comportamentais, econômicos e políticos e cruza os dados de suas respostas com perfis de candidatos à deputado federal e senador em São Paulo.
Perfil Agência Lupa: Site de notícias e mídia que verifica as informações divulgadas por candidatos em diversos meios de comunicação.
Tecnologia no processo de decisão
Como a gente bem sabe, o processo decisório em qualquer eleição não é fácil: demanda empenho, pesquisa, senso crítico e reflexão. Mas, aí vem novamente a tecnologia para nos ajudar: com as ferramentas e informações citadas acima e, claro, as demais disponíveis, (de fontes confiáveis 😉) é possível ter uma luz no fim do túnel.
Utilizar a tecnologia nas Eleições 2022 não precisa ser só na hora de votar na urna eletrônica, mas desde o processo de decisão consciente. A tecnologia está presente em nossas vidas e nos serve de diversas formas. Vamos usufruir dela para pesquisar sobre a integridade dos candidatos e das informações.