
Missão Artemis 1 da Nasa.
Acompanhe a chegada hoje, 11/12/2022.
A Artemis inicia a reentrada na atmosfera terrestre hoje, com transmissão direta pelo site da NASA.
Acompanhe aqui A partir das 13h horário de Brasília.
Lançamento!
Finalmente, em 16 de novembro de 2022 às 3:47 AM Horário de Brasília a Artemis I foi lançada e cumpriu toda a missão com sucesso, retornando à terra em 11/12/2022
Acompanhe a reportagem em português feita pelo Olhar Digital:
Anteriores:
Nova previsão: Quarta tentativa em 13/11.
Próximo lançamento previsto para o dia 13/11.
Veja abaixo como acompanhar ao vivo.
Também é possível entrar já no Youtube e programar para que o Youtube te avise no dia 13/11.
Veja os links no artigo.
Agenda do início até agora:
O lançamento no dia 29/08/2022 foi cancelado devido a um problema técnico no motor central.
Sábado, 03/09/2022 às 15:17h horário de Brasília. Cancelado também devido aparentemente a vazamento de combustível no abastecimento.
Cancelamentos como o do dia 29 e dia 3 são comuns em missões espaciais pois qualquer problema, mesmo neste caso em que a missão não é tripulada, gera um risco enorme de perder um investimento de muitos bilhões.
A janela para a nova tentativa de lançamento da Artemis I será dia 27 de setembro de 2022, uma janela de apenas 70 minutos a partir das 12:37h horário de Brasília (11:37h horário local).
Cancelada de novo!!!! Vocês já conhecem o Ian?
Pois é… o Ian é um simpático furacão que resolveu assistir ao lançamento da Artemis!
Com isso o foguete foi recolhido de volta ao prédio de montagem pois só resiste a ventos até 135km/h.
Fica para a próxima janela!
O que são as “Janelas de Tempo?”
Imagine que você está em um carrossel em um parque de diversões com uma bolinha de borracha na mão, tem um amigo seu andando próximo ao carrossel e você quer acertar a bolinha de borracha nele.
Repare que você precisará esperar o carrossel dar parte da volta para voce poder ver o seu amigo e acertar a pontaria, jogando a bolinha no momento exato.
Caso perca este momento precisa esperar o carrossel dar uma volta inteira. Este período de alguns segundos em que você pode lançar a bolinha é a sua “janela de tempo”.
Como a terra gira mais devagar a Janela de tempo para um lançamento de um foguete é de algumas horas.
Devido à movimentação da Lua em torno da terra, posicionamento em órbita no momento do lançamento, previsão do tempo, e vários outros fatores, passando até pelo posicionamento dos painéis solares em relação ao Sol e mesmo outros eventos espaciais agendados, o lançamento de uma missão espacial ocorre em janelas de tempo.
Primeira Janela 27 a 29/08/2022 (29/08 cancelado por falha no motor central)
Não é possível lançar nos dias 30, 31 e 1/09.
A próxima janela será do dia 2/09 até 5/09. (cancelado devido a problemas no abastecimento)
Próxima janela 27/09. A outra em 02/10 e vamos aguardando!
Enquanto isso conheça abaixo um pouco mais sobre a missão Artemis e suas curiosidades.
Conhecendo a Missão Artemis I
Porque Artemis?
Uma curiosidade muito interessante!
A missão que chegou à lua em Julho de 1969, chamava-se Apolo 11.
Levou 3 astronautas homens, Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin.
Nesta próxima ida ao nosso satélite, a Nasa vai enviar a primeira mulher para a Lua.
Por este motivo, batizaram a missão de Artemis
Artemis, na mitologia grega, era a irmã de Apolo. A própria missão, portanto, tem um nome feminino.
Tripulação – Quem vai nesta missão?
Moonikin Campos – Um manequim humano com traje espacial. Homenagem ao engenheiro eletricista Arturo Campos um dos que salvou a vida dos astronautas na Apolo 13. Todo instrumentado para medir reações futuras de um humano.
Helga e Zohar duas manequins mulheres, uma com roupa de astronauta e outra sem roupa, ambas totalmente instrumentadas para medir a radiação em cada caso.
O cachorrinho Snoopy do Charlie Brown, que irá solto para mostrar a ausência de gravidade. A NASA disse que deve muito ao Snoopy porque o módulo que foi para a Lua na Apolo 11 chamava-se Snoopy que significa “xereta” em inglês.
O carneiro Schaun enviado pela ESA agência espacial europeia.
5 astronautas de LEGO.
Algumas pedras da lua coletadas na Apolo 11.
1 Parafuso do foguete Apolo 11.
Um drive USB com os nomes de 3 milhões de pessoas (eu inclusive) que solicitaram uma passagem virtual no foguete.
Alguns itens biológicos para teste de radiação.
Uma Alexa integrada à nave que obedecerá comandos de voz do pessoal da NASA durante o voo. (imagine se a Amazon não investiu uma graninha nisso).
Como você deve ter percebido, eles precisam de peso para simular os astronautas reais no futuro.

Como acompanhar
O vídeo abaixo é a transmissão ao vivo apenas do lançamento, que termina algum tempo após o lançamento mas também tem flashes e notícias da missão. É o mais completo mas o áudio é em inglês.
Abaixo dele voce pode acessar o mesmo vídeo no YouTube.
Também tem link para acompanhar com áudio em português.
Mas o mais interessante após o lançamento é o terceiro link que apresenta um painel interativo que só estará disponível alguns minutos após o lançamento mas mostrará a posição e vários outros dados da missão durante todos os 40 dias.
Artemis 1 – Como acompanhar ao vivo.
Use este link para ser avisado do momento do lançamento no YouTube.
Esta versão é em inglês.
Você também pode acompanhar com comentários em português em Sites como Olhar Digital, por exemplo. (clique aqui)
Acompanhamento de toda a missão Artemis 1
Neste link, muito interessante, você acompanha toda a missão, desde alguns minutos após o lançamento até início de outubro, quando a nave volta à terra.
Vale a pena dar uma olhada todos os dias.
https://www.nasa.gov/specials/trackartemis/
É uma missão histórica, avise quem gosta de ciência.
Assim como nós, aqui na SPBrasil, que trabalhamos com tecnologia de alto nível, e gostamos de ciência e perfeição.
Nos próximos anos, em 2024, a NASA vai lançar a missão tripulada, mas que apenas vai orbitar a lua sem pousar e, em 2026, a missão que voltará a pousar no nosso satélite.
Vale a pena acompanhar, isto é história!

Enquanto você espera, que tal assistir à câmera da Estação Espacial Internacional mostrando a Terra lá em baixo e também aprender como ver ao vivo quando ela passar sobre a sua casa?
Só clicar aqui!
@eam