
O Floripa Chess Open é um torneio de xadrez dos mais renomados e conhecidos do país. Se tornou bastante forte e tradicional graças à sua organização e por oferecer premiações altas, reunindo, assim, grandes competidores, tanto do Brasil, como do mundo.
Esse ano, mais uma vez, a Associação de Xadrez Suzano (AXS) marcará presença na competição com 7 jogadores e contará com o patrocínio da SPBrasil Soluções Internet, para ajudar com os custos de viagem e material, que são bastante elevados.
Um pouco sobre o xadrez
O xadrez pode ser considerado um jogo, uma arte e uma ciência. É um dos jogos de tabuleiro mais conhecidos no mundo e também bastante antigo.
Civilizações antigas, como a China e o Egito, já foram mencionadas como possíveis países de origem do xadrez, mas historiadores modernos dizem que a Índia é o mais provável berço do esporte. Possivelmente originado no século VI, o jogo que deu origem ao xadrez moderno tinha regras um pouco diferentes das que conhecemos hoje.
Contradições da origem à parte, atualmente o xadrez se tornou um jogo de tabuleiro bastante popular e tradicional, tanto que existem centenas de campeonatos e torneios de xadrez que ocorrem no mundo todo, inclusive online. Este jogo desenvolve a memória e a concentração, a estratégia e o planejamento, além de treinar efetivamente a capacidade de tomar decisões.
Segundo o presidente da AXS, Cícero Tavares da Silva, é importante os jogadores de xadrez, principalmente os que almejam se tornarem profissionais, fazerem parte de uma associação porque “os benefícios mais relevantes certamente são o crescimento dos jogadores por fazerem parte de um grupo dedicado que busca sempre treinar e crescer juntos dentro do tabuleiro. Dessa forma, os jogadores que mais se destacam têm a oportunidade de participar de grandes eventos.”
Um pouco sobre a AXS
Fundada em 2005, a Associação de Xadrez Suzano tem como propósito fomentar e difundir a prática do xadrez na cidade de Suzano e região, focando no xadrez escolar, devido às contribuições que esse esporte acarreta no processo de aprendizagem, especialmente nas séries escolares iniciais.
A AXS atua em escolas, clubes e afins e realiza anualmente o Circuito AXS de Xadrez, um projeto que reúne diversos jogadores da região, de faixas etárias variadas. Além desse torneio de xadrez principal, também promove as atividades:
– Xadrez ao ar livre: que se propõe a levar o xadrez para espaços abertos;
–Simultâneas de Xadrez ao ar livre: onde um jogador enfrenta dezenas de outros jogadores ao mesmo tempo;
– Curso de formação para universitários: em parceria com a Diretoria de Ensino de Suzano apresentam o xadrez aos futuros professores universitários pertencentes ao Programa Bolsa Família.
– Torneios mensais beneficentes: torneios de xadrez gratuitos fomentando a prática da modalidade para a população em geral, onde arrecadam alimentos para doação à instituições filantrópicas.
Além dessas atividades, a AXS realiza muitas outras e também seus atletas participam de diversos torneios de xadrez, trazendo importantes resultados para a Associação e para a cidade de Suzano, como em 2019, a equipe composta pelos atletas da AXS, Lucas Carvalho, Matheus Nascimento, João Pedro e Leonel Caires, terminou o torneio interclubes como campeã sub16.
Um pouco sobre o torneio de xadrez Floripa Chess Open
O Floripa Chess Open é considerado o maior torneio de xadrez do Brasil. Ele ocorre anualmente, na cidade de Florianópolis – SC. Sua primeira edição foi em 2015 e reúne competidores e competidoras de todas as Américas. O Floripa Chess Open é organizado pelos titulados internacionais em organização de eventos de xadrez, Kaiser Luiz Mafra e Marcelo Nascimento Pomar. Duas ‘feras’ no assunto.
Segundo Cícero, “nesta edição, a AXS levará 7 representantes, sendo 4 deles patrocinados integralmente. Na edição de 2022 obtivemos uma grande conquista com o jovem Caic Seccafim (17 anos à época) obtendo o título de MN (Mestre Nacional) pelo seu desempenho na competição. Os demais jogadores tiveram boa participação, todos fazendo mais da metade dos pontos em disputa.”
Os atletas da AXS que estarão em Floripa são Lucas Carvalho Ribeiro (18 anos), Lucas Pereira Mendes (22 anos), Gustavo Mota dos Santos (23 anos), Caic dos Santos Seccafim (18 anos), Kaio Santos Braga (18 anos), Davison Soares Ribeiro (24 anos) e Gabryel Lunardi Carneiro (17 anos).
Qual a importância do apoio e patrocínio a essas iniciativas
Todos sabemos como é difícil desenvolver qualquer atividade nas áreas esportivas, artísticas ou científica pela falta de recursos e apoio financeiro, principalmente. Devido a essa lacuna, tanto a sociedade civil, como empresários sentem a necessidade de apoiar projetos como os da AXS. Muitas vezes, a associação tem atletas totalmente qualificados e preparados para um torneio de xadrez, por exemplo, mas não possuem recursos financeiros para enviá-los a essas competições.
A SPBrasil Soluções Internet acha importante o apoio ao esporte, ciência e artes. Como uma empresa de tecnologia de ponta e comunicação, é importante dar apoio a esses jovens, que são o futuro do desenvolvimento da nossa sociedade. Por isso, neste ano de 2023, a AXS pôde contar com o patrocínio da SPBrasil para que seus atletas participem do torneio de xadrez mais importante do país, o Floripa Chess Open.
Segundo Cícero, “é de grande relevância para a AXS ter o apoio financeiro por meio de patrocínio. Os principais torneios do Brasil têm uma série de despesas como taxas, passagens, hospedagens e inscrições e com os apoios é possível viabilizar a participação de mais membros da AXS em torneios expressivos. Ter o apoio de empresas como a SPBrasil para este evento é de suma importância pois possibilitará a participação de alguns membros pela primeira vez nesse grande evento que certamente os enriquecerá dentro e fora dos tabuleiros!”
Nós, da SPBrasil, ficamos extremamente felizes de podermos apoiar atividades como essa! Independente do resultado, o que vale é o processo! Desejamos a todos os atletas sucesso, muito bom raciocínio e uma pitadinha de sorte, que nunca é demais! 😉
Aproveite e apoie você também a AXS!
Apesar deste patrocínio, a AXS ainda precisa de bastante ajuda, pois os custos são altos e as oportunidades são muitas para jovens e crianças que podem contar com organizações como essas.
Conforme dito pelo Cícero, “a AXS tem como missão levar o xadrez a todos os cantos e como principal meta às crianças por entendermos e acreditarmos em todo o potencial que a prática e as experiências que a modalidade proporciona serão extremamente ricas em suas vidas. Alguns desses jovens que viajam este ano estão na AXS desde os 12 anos de idade (hoje com 18 anos) e seguramente essa será mais uma saudável e prazerosa experiência que levarão consigo. E alguns deles estão, como bolsistas, cursando a faculdade, o que nos mostra que a trajetória tem sido belíssima.”
Bacana, não é mesmo? Para apoiar a AXS com doações, você pode fazer um PIX ou contribuir através da vaquinha online. Confira:
Chaves PIX:
axsuzano@gmail.com / (11) 99326 8480
Cicero Tavares da Silva
Vaquinha online: