+55 11 4858-9900
+55 11 4858-9900

SPF – O que é o erro 550 Sender Policy Framework e como corrigir

SPF  – Sender Policy Framework – é um sistema destinado a proteger você contra fraudes com o seu email.

SPF - Entenda - SP Brasil Provedor Internet.Ele atua sempre que alguém tenta assinar um email como sendo de uma conta da sua empresa e tenta envia-lo sem ser pela conta da sua empresa.

Este procedimento visa a proteção dos emails dos clientes e é adotado pelos provedores mais seguros.

SPF – 550 Rejecting for Sender Policy Framework

Como funciona:

Vou explicar dando o exemplo de um email do um diretor de uma empresa: diretor@umaempresa.com.br
Se eu entrar no Gmail por exemplo, onde tenho uma conta, e tentar enviar um email colocando no “DE: diretor@umaempresa.com.br” , vou receber este erro:

550 Rejecting for Sender Policy Framework

Eu só posso enviar emails DE: diretor@umaempresa.com.br ou do webmail daquela conta ou de um Outlook ou Webmail configurado com o login e senha da conta.

Repare que, se uma pessoa consegue mandar um email via Gmail, por exemplo, assinando como diretor@umaempresa.com.br,  QUALQUER pessoa conseguiria criar uma conta em qualquer lugar e enviar emails no nome de diretor@umaempresa.com.br !

Empresas que fazem SPAM, por exemplo, podem mandar milhares de emails onde este diretor, pessoalmente, recomenda que pessoas comprem tal produto, por exemplo, incluindo viagra…

Ou pior que isto, alguém pode usar o email diretor@umaempresa.com.br para denegrir a imagem dele ou da empresa, fazer negócios em nome dele e tudo o mais.

Enfim, permitiria que qualquer pessoa se passasse por ele sem que ele mesmo soubesse.

Por este motivo, nossos servidores verificam se é ele mesmo, com a conta e senha dele, na SPBrasil, que está enviando o email (ou recebendo) antes de autorizar a operação.

Se não for o dono do email, nós, ou qualquer provedor sério, tem a obrigação de retornar este erro de SPF – 550 Rejecting for Sender Policy Framework

Repare o texto grifado:

550 Rejecting for Sender Policy Framework

Google tried to deliver your message, but it was rejected by the recipient domain. We recommend contacting the other email provider for further information about the cause of this error. The error that the other server returned was: 550 550 The sender was denied because the SPF of its domain does not allow that your IP address (209.85.214.180 – do Google) sends emails being diretor@umaempresa.com.br.


Não permite que o seu IP (da conta do Google, por exemplo) mande emails SENDO diretor@umaempresa.com.br

Como o Google é uma empresa séria, hoje em dia já se adequou ao SPF assim como nós.

Portanto só a máquina da SPBRASIL (no mundo todo) pode enviar um email da SPBrasil, depois de conferir a senha do usuário.

É por isso que na configuração dos emails da SPBrasil e de seus clientes é preciso ativar a opção “meu servidor de saída requer autenticação”

O uso do SPF nos nossos servidores garante que só você mesmo consegue mandar um email seu. Qualquer outra pessoa que tentar mandar um email no seu nome de fora da sua máquina ou sem a sua senha terá este email  barrado pelo SPF.

Como corrigir:

Caso você tenha cadastrado este email para enviar emails no seu nome em algum site, é importante colocar que o envio será feito por:

smtp.seudominio.com.br  (seudominio = nome do seu site)
marcar a opção o servidor requer autenticação.
e colocar seu email completo no login e sua senha.

CUIDADO! Você está colocando sua senha de email em um site. Precisa ter confiança absoluta neste site pois ele poderá acessar seu email se quiser.

Caso prefira, peça para nós criarmos uma outra conta com outra senha e use esta conta para este tipo de função. Os emails que chegarem nela poderão ser encaminhados para a sua conta principal.

Se o formulário do site não tiver a opção de SMTP e senha, entre em contato com o suporte do site e peça para colocarem a função ou use outro email sem ser do seu domínio.

Assim você não corre risco de ter seu email usado indevidamente.

Caso você esteja configurando sua conta no Gmail basta seguir os passos, o Gmail tem todos os sistemas de segurança e controle necessários.

Caso você ainda tenha dúvidas fique a vontade em entrar em contato conosco.

Sendo ou não sendo nosso cliente. Teremos prazer e explicar.

Se você é da área técnica recomendo a leitura do artigo abaixo.

Conte conosco!

Fale conosco.

 Explicações técnicas (em ingles)

 

550 Rejecting for Sender Policy Framework - SPBrasil

SPF – Memorize!

 

550 Rejecting for Sender Policy Framework

 

Saiba mais sobre nossos principais serviços

Criação de Sites

Criação de Sites

Criamos seu site desde o planejamento até a hospedagem.

Saiba mais
Marketing Digital

Marketing Digital

Fazemos o Marketing Digital 360º para sua empresa.

Saiba mais
Telefone VOIP PABX

Telefone VOIP PABX

Telefonia VOIP de alta qualidade, com economia e sem dor de cabeça.

Saiba mais
Representacíon Comercial

Representacíon Comercial

Haga negocios en Brasil, el mercado más grande de América Latina.

Saiba mais